Por que o Wechat é tão popular na China?

        Antes de mudar para a China eu nunca tinha ouvido falar em Wechat, estamos falando de 2014, quando eu vim para o país pela primeira vez. Naquela época, a companhia que eu trabalhava pediu para eu baixar o aplicativo no meu celular, eu me comunicava com minha família e amigos através do Whatsapp, mas toda a minha comunicação na China, trabalho ou amigos aqui, era realizada através do Wechat.

        Eu me lembro de ter baixado o Wechat ainda no Brasil, mas logo ao chegar aqui eu tive que desinstalar e instalar novamente porque algumas opções não apareciam para mim na versão que eu tinha. Nada que mudasse a forma de se comunicar ou viver por aqui, eu tinha mais opções de jogos do que na versão brasileira e eu podia ativar o microfone do meu celular através do aplicativo e ele tentava reconhecer a música que estava tocando. Honestamente, nunca fez a menor diferença para mim.

        De volta ao Brasil, de volta ao Whatsapp, depois de trocar de celular, eu nem me preocupei em instalar o Wechat novamente, da mesma forma que na China ninguém tinha ouvido falar do Whatsapp, em terras tupiniquins ninguém sabia o que era Wechat. Portanto, não havia necessidade de ocupar o espaço do meu celular com algo que eu não usava.

        O desejo de voltar à China não demorou e eu voltei em 2016. Dessa vez o Wechat já era um aplicativo essencial na vida de qualquer estrangeiro morando por aqui e de muitos chineses também, e em 5 anos, o aplicativo só cresce e agrega parceiros cada vez mais. E desde que voltei para a China, o Whatsapp é apenas o aplicativo pelo qual recebo mensagens compartilhadas da minha mãe (claro, que fiz meus pais baixarem o Wechat).

        Deixo claro que o Wechat é um aplicativo chinês e portanto muitos recursos funcionam apenas na China, infelizmente. O Whatsapp também não é o preferido dos americanos, acredito que faça sentido o fato das atualizações serem muito semelhantes às do Wechat (mesmo que apareçam muito depois) e são basicamente relacionados às mensagens e não há outros serviços que o Wechat oferece.  

       Indo para os finalmentes, deixem eu explicar porque hoje quando eu saio de casa as únicas coisas que eu levo são a chave de casa, celular e máscara. Preparem-se para os prints.        

Funções de conversa

Em relação ao áudio tem uma vantagem, mas eu quase não uso (transcrição)

Extras

Dinheiro digital

        Não posso deixar de citar que mesmo com todas essas funções os adolescentes chineses acham o Wechat coisa de velho e para mensagens eles preferem o QQ.

        Para finalizar, Wechat é excelente para quem está na China, realmente facilita o fato de internet ser fácil e acessível; a China tem feito esforços para usar a tecnologia a seu favor e se você tem medo porque o governo Chinês pode estar lendo todas as suas conversas e ações online não esqueça que muitas empresas têm feito o mesmo (uma das razões do Facebook ter tantas dificuldades de operar na China) e o que você anda feito por ai para estar tão preocupado que um país com mais de um bilhão de habitantes vai se importar com você?

Published by Tassia Kespers

Escritora, professora, tradutora, revisora, mãe e exploradora nas horas vagas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: