Chinês é tudo igual

Clickbait! 

Não, chinês não é tudo igual e eu posso provar! 

Como você já sabe, a China além de ser um país extremamente populoso, mas o que talvez não saiba é que seja dotado de uma grande pluralidade étnica. Entretanto, cerca de 92% do 1,4 bilhão das pessoas que vivem na China pertencem à etnia dominante Han, enquanto o restante se subdivide em muitos outros grupos considerados como minoritários, como os Zhuang, Uighurs, Hui, Miao e Tibetanos, por exemplo.

O Norte e o Sul

O Rio Amarelo corta a China e é ele quem divide o país. O norte é considerado mais desenvolvido, cidades como Beijing e Xi’an ficam nessa área, a maioria dos chineses dessa região tem  a pele mais clara, rosto mais quadrado, olhos e nariz pequenos. Os chineses da região sul têm a pele mais escura, o rosto mais arredondado e o nariz é um pouco mais aberto. 

Lembre-se que a comparação é feita em relação aos asiáticos, quando se lê pele branca é o que nós chamamos de pele amarela, que de amarelo não tem nada, mas também não é branco europeu, e pele mais escura eu considero bem próximo do que nós consideramos pardo ou nem isso.É possível notar que quando alguém de pele mais escura, chinês ou não, circula pela cidade causa olhares nada discretos.

A foto acima eu tirei quando estava morando em Tianjin, dá para notar a diferença no formato do rosto e do nariz daqueles que me acompanharam na jornada para escalar Taishan (leia-se subir muitas escadas e talvez uma história que vale a pena ser compartilhada nesse blog posteriormente).No entanto, a regra de sul e norte não se aplica, porque o último da foto é natural de Xi’an  e para mim ele tem claramente o nariz diferente do que descrito como padrão do norte. O mesmo vale na minha visita a Haikou, região mais ao sul do país, mas confesso que na época meu mandarim não era bom o suficiente para perguntar se elas eram realmente daquela região.

Hisilicon K3

Partindo da premissa de que os chineses não são todos iguais, fica a pergunta que não quer calar: mas qual é o padrão de beleza chinesa?

Padrão de beleza

Anteriormente eu citei o fato do Norte ser considerado mais desenvolvido e esse fator entra em questão a partir do momento que o padrão de beleza segue muitas vezes a estética do norte. Pessoas de pele mais escura são associadas a trabalhadores que precisam se expor ao sol e a questão social entre como critério de beleza (não só aqui) e, portanto, pessoas de pele clara são consideradas mais bonitas aqui.

Mulheres

Muitas de nós, mulheres, crescemos querendo ser como a modelo das capas de revista, aqui não é diferente. Hoje, na China, as modelos são extremamente magras, e muitas chinesas reclamam de dificuldade em perder peso, ainda assim, ano passado (2020) a moda por aqui era ir a lojas de departamento e tirar foto no provador usando modelos infantis,ser capaz de vestir tal vestuário mostrava o quão magra elas estavam. 

As chinesas consideram as coreanas um padrão de beleza a ser seguido, mas elas sabem que um dos principais motivos pelos quais elas são consideradas bonitas é a cirurgia plástica, indústria que não para de crescer por aqui, além de cosméticos. Não chega a ser surpreendente ver lojas como MAC e Sephora em quase todos os shoppings da cidade, mas a concorrência e preferência fica por conta das empresas locais e coreanas.

A pressão que as mulheres têm sofrido aqui para atingir padrões de beleza inatingíveis é o mesmo que em muitos outros países, entretanto as mulheres aqui recém conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, estou falando de colocações superiores como CEO´s ou empresárias de sucesso, e com o poder econômico parece que há também a exigência de que sejam esteticamente perfeitas.

Algumas vezes eu acabei caindo no buraco negro do aplicativo de compras e uma vez que você pesquisa por um único produto estético é quase impossível sair de lá sem se surpreender com a quantidade de produtos para emagrecer, fazer desaparecer marcas indesajadas da pele, clarear a pele, e, é claro, para ter olhos amendoados.

A maioria dos chineses não tem pálpebra dupla. Sabe aquela dobra na pálpebra que você nunca reparou? É o sonho de muita chinesa por aí. Procedimentos cirúrgicos e aplicação de uma fita adesiva que cria o efeito de pálpebra dupla são populares por aqui, por isso não se assuste se você visitar um país asiático e eles disserem que você tem olhos grandes, É UM ELOGIO. O mesmo vale para cabelos ondulados, homens e mulheres passam horas no salão para conquistarem o penteado que a gente tende a desprezar. A grama do vizinho é sempre mais verde.

Falando em cabelo, em algumas minorias, o penteado tem significado e você pode saber se uma mulher é casada, viúva ou solteira pela forma como ela prende o cabelo e se você não achou essa informação curiosa o suficiente, que tal descobrir que um dos segredos para elas manterem o cabelo saudável é lavar o mesmo com a água que ela usam para lavar o arroz?

Homens

Recentemente, os chineses têm frequentado academias e não é tão surpreendente encontrar homens musculosos na cidade (tão musculosos quanto em qualquer lugar, não sei qual Whey milagroso que eles encontraram), ainda assim as chinesas têm uma preferência muito diferente da nossa.Pele clara, traços suaves, lábios finos, queixo e olhos mais estreitos (pensa em qualquer K-pop e voilá).

Eles, por sua vez, amam tingir o cabelo, passam mais tempo no salão que muita mulher, além de serem consumidores de cosméticos, há um mercado e muita propaganda voltada para o público masculino aqui, produtos que vão de limpeza de pele a batom.

Barba ou qualquer pelo facial é considerado anti higiênico, por homens e mulheres, e por mais que isso tenha mudado um pouco, a grande maioria dos homens prefere o rosto “limpo”.

Links Interessantes:

https://www.sciencedaily.com/releases/2018/11/181128141700.htm

https://www.nouahsark.com/img/ethnic-groups/ethnic-groups-map.php

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: