中秋节快乐

Essa semana é comemorado o 中秋节 (Festival de meados de outono) ou Mooncake festival. Portanto, hoje sábado eu estava trabalhando como se fosse sexta-feira, ontem eu trabalhei como se fosse segunda e agora eu tenho três dias de folga pela frente (domingo, segunda e terça. Nem adianta me chamar de sortuda, porque eu volto a trabalhar na quarta, folgo sábado e seguem mais seis dias seguidos de trabalho até o próximo feriado. Ficou confuso? Pois é, eu também, e por muitos anos até, finalmente, entender um pouco melhor como os chineses fazem para comemorar os feriados sem perder tantos dias de trabalho.

Bom Festival de Meados de Outono e Boa Leitura

Work hard

Eu sempre ouvia o quanto os chineses trabalhavam incansavelmente e que por tal motivo se tornaram tão poderosos economicamente e em tão pouco tempo. Após seis anos morando na China e a oportunidade de conversar com muitas pessoas que moraram em outras cidades e países asiáticos, a realidade não é tão simples quanto parece.

Em 2018, a Forbes listou os países com maiores jornadas de trabalho e o líder do ranking foi a Turquia, seguida da Coreia do Sul e Indonésia, a China apareceu em sétimo lugar, e o Brasil, para quem acha que somos preguiçosos, foi décimo. Evidentemente, nem todos tem uma carga horária semanal de 60 horas semanais ou mais, a pesquisa fez uma estimativa te também leva em consideração dias trabalhados no ano e quando consideramos tais números deixamos de lado outro fator muito importante para o sucesso de qualquer país ou empresa: produtividade.

Eu concordo que é um exagero ter uma jornada longa de trabalho, mas há algo que tanto eu, no ramo da educação, como outros estrangeiros que moram aqui e que trabalham em outras áreas concordam, trabalha-se muitas horas, mas com pouca qualidade. Algumas empresas têm de duas a três horas de almoço, para que seus funcionários tenham a oportunidade de cochilar após o almoço, acredita-se que o repouso após a refeição é importantíssimo para uma tarde eficiente. Aqui muitos adultos tem dois celulares, um só para poder jogar e eles levam os dois aonde quer que eles vão. A burocracia e a quantidade de papel desnecessário que precisa ser preparado é algo que eu nunca imaginei ser possível.

O fundador do grupo Alibaba, Jack Ma, vigésimo sexto homem mais rico do mundo de acordo com Bloomberg Billionaires Index, foi manchete de jornais do mundo todo em 2018 por defender o “sistema 996”. Trabalhar das 9:00 a.m. às 9:00 p.m., 6 dias por semana. “Eu acredito que seja uma grande benção que nós possamos trabalhar 996” – disse ele. Nos últimos anos, foram noticiados casos de funcionários, principalmente ligados ao ramo de tecnologia, que desenvolveram doenças mentais e/ou físicas e, em caso extremos, morreram por não aguentarem mais a pressão que tal carga horária trazia. 

Jack Ma

Finalmente, neste ano, o sistema 996 foi oficialmente banido na China, a lei é ainda recente, foi divulgada em setembro de 2021. De acordo com a lei trabalhista chinesa o padrão a ser seguido é de oito horas por dia e no máximo 44 horas por semana. Resta saber se tal lei será aplicada e qual será a punição para as empresas que exigirem que seus funcionários trabalhem mais do que o estabelecido.

Mas de que adianta ficar tantas horas no trabalho se mais da metade delas não é dedica a tarefas que realmente serão relevantes para o crescimento pessoal e da empresa?

Play hard

Assim como em muitos países, a China, ao contrário do que alguns imaginam, tem muitos feriados, e eles adoram quando existe a oportunidade de emendá-lo. Todos os anos o governo divulga a lista de feriados e as emendas. Ela serve de base para diversos setores e representam quando as escolas e órgãos públicos estarão fechados durante as festividades.

A China segue o calendário lunar para celebrar a maioria dos seus feriados mais antigos, portanto todo o ano alguns feriados são comemorados em datas diferentes (igual o Carnaval ou a Páscoa).

Como vocês podem observar não tem feriado todo mês, mas a maioria dos feriados dura três dias, no mínimo. Dos feriados mais tradicionais, Natal não é feriado aqui e é período de aula normal, o ano novo é comemorado, mas de maneira bastante simples. O ano novo chinês é o nosso carnaval, tudo acontece antes ou depois do ano novo chinês. Para quem trabalha em escola, e quem tem filho, aqui o ano letivo começa em setembro e as férias de verão são de dois meses, portanto não tem feriado em julho ou agosto, mas também não tem aula. 🙂

A lógica chinesa 

Uma das maiores dificuldades que eu tive logo que cheguei aqui é a forma com que eles tentam explicar o feriado. Eles fazem parecer maravilhoso algo que nem é tão bom assim. Por exemplo, 1 de janeiro é um feriado internacional, caiu na sexta, mas o chinês conta como três dias de feriado. É como se sábado e domingo fizessem parte do feriado também.

Essa semana temos um feriado com emenda. Domingo, segunda e terça são considerados feriado, entretanto é preciso trabalhar pela segunda que não é feriado, portanto semana passada foram 6 dias seguidos de trabalho (segunda a sábado).

Os dois maiores feriados aqui são importantes por motivos diferentes. O primeiro é o Golden Week, semana de comemoração da China (é como se fosse uma comemoração pela China do jeito que é hoje, não vou me meter em confusão política tentando explicar melhor). Apesar de ter que compensar um domingo antes e um sábado depois pelo feriado, os chineses (que trabalham em setor público ou escolas) têm 6 dias de descanso. Normalmente, eles usam essa semana para viagens turísticas. É caro para quem quer viajar e quem pode vai para fora do país. Este ano por conta do vírus, mais uma vez a recomendação é ficar em casa, ou viajar dentro da província. 

Nos dois últimos anos foi um feriado bastante atípico, eu moro na capital de uma província e, normalmente, a cidade fica vazia, mas por conta das recomendações do governo, todo mundo acaba ficando por aqui e é como se não tivesse feriado. 

O segundo, e mais importante feriado, é o ano novo chinês, esse é destinado a família. As grandes cidades da China têm uma população de migrantes enorme, e os sete dias do festival é a única oportunidade que muitos têm de voltar para casa e visitar a família. As estações de trem e aeroportos ficam sobrecarregados e chega a ser bonito de ver a expectativa que muitos deles ficam para rever os entes queridos e se deliciar com a comida de casa. 

A data é tão importante que compras feitas pela internet devem ser feitas com antecedência, o serviço de entrega para por pelo menos 2 dias; supermercados maiores fecham por pelo menos 24 horas e os locais três dias; restaurantes e lojas pequenas depende do dono, eu já vi lugares que fechou o mês inteiro, mas em média eles fecham por 10 dias. Ninguém parece se incomodar, é como se todos entendessem que apesar da rotina maluca que eles se submetem durante o ano todo eles podem esperar por esses dias de descanso com toda a família.

Estação de trem em Shanghai

A intenção desse artigo é mostrar um pouco da rotina na China e não tem nenhuma pretensão de estabelecer verdades absolutas. Muitas das informações são fundamentadas não apenas pela minha vivência aqui, mas pela pesquisa prévia que eu faço. O diálogo é mais que bem vindo, e ao mesmo tempo que eu compartilho um pouco do que eu sei, tenho a consciência de que ainda há muito para aprender. Caso haja o interesse de saber algo em particular sobre a China, escreve nos comentários, email, Wechat, Whatsapp, Instagram ou qualquer outra forma que você saiba que é possível entrar em contato.

Links interessantes:

https://www.reuters.com/world/china/chinese-authorities-say-overtime-996-policy-is-illegal-2021-08-27/

https://forbes.com.br/listas/2018/02/15-paises-com-as-maiores-jornadas-de-trabalho/#foto15

Published by Tassia Kespers

Escritora, professora, tradutora, revisora, mãe e exploradora nas horas vagas.

3 thoughts on “中秋节快乐

    1. Depende da empresa, meu amigo trabalhou em uma que eles tinha 5 dias de férias e ele disse que ninguém gostava de sair de férias porque eles tinham medo de perder o emprego. Professor tem mais tempo de folga do que no Brasil, em média 6 semanas no verão e 3 no inverno.
      Em geral, eles tem 15 dias de férias no ano, mas eles não gostam de tirar os 15 dias de uma vez porque eles não querem perder o emprego como eu já disse. E eles tem essas duas semanas de folga nos feriados do ano novo e comemoração da China (o que daria um mês, mas não corridos).

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: